5ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora Rural – Vieiras-MG – 25 de julho de 2009. Promoção: Diocese de Leopoldina, Paróquia do Senhor Bom Jesus de Vieiras, Setor Social da Diocese de Leopoldina (Pastorais Sociais). Apoio: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vieiras. “Cuidar da terra, da água e do ar” é “Reconstruir a aliança com o criador e as criaturas”. Caminhada do Trabalhador rural em Vieiras atrai centenas de romeiros de toda Diocese. A Vª Romaria do Trabalhador Rural foi realizada na cidade de Vieiras e contou com a participação do Bispo Dom Dario, vários padres e centenas de romeiros. A caminhada saiu da matriz do Sr Bom Jesus no Centro da Cidade em direção a Comunidade do Sr Casa Véia que acolheu a celebração final da caminhada. Fato marcante foi as expressões de fé manifestadas nas paradas onde foram feitas reflexões sobre os males que atingem a terra. Foi lembrada a Mãe Terra e a importância da água em nossas vidas. Várias lideranças de pastorais e movimentos se fizeram presentes juntamente com muitos políticos que andavam sumidos da região. O Movimento Pró Cultura se fez presente na intenção de prestigiar o Trabalhador rural tão importante para todos nós.