HISTÓRIA DA CEB’S EM NOSSA REGIÃO

Começou em Eugenópolis por um Padre Assuncionista francês, A. A. Guenael Kerandell, que tomou consciência da pouca assistência dada ao setor rural da Paróquia. Passou a conhecer melhor o povo e dialogar com as pessoas em busca de soluções para seus problemas por ocasião das missas mensais nas comunidades rurais.

No início foram organizados acampamentos com a participação de dois padres e alguns seminaristas, durante as férias.

Foi escolhida a Região conhecida como Queirozes e Boa Esperança. O 1º acampamento iniciou a 5 de Julho de 1967. Foram feitos quatro acampamentos, com visitas às famílias, benção de casas e doentes foram ungidos. O povo encantou-se, pois nunca tinham chegado tão perto de padres.

Depois desta 1ª experiência, veio o 2º passo.

Os primeiros cursos de Base tiveram início em 15/08/1967 com a presença de líderes de Caratinga – MG, passaram 3 dias visitando 10 lugares, reunindo as pessoas para explicações sobre a Igreja, Religião, Bíblia, Comunidade, como organizar celebração, formar equipes de reflexão e dirigir plenários. Assim surgiram as 12 primeiras Comunidades. Depois disto começaram a despontar pessoas com qualidade de liderança.

Foram convidadas a participarem de um primeiro curso de formação de líderes.

1º Curso de Boa Nova – 24 a 31 de Outubro de 1967.

Assim, o trabalho foi se expandindo na Diocese e chegou até nossa Paróquia em 1971.

Antes dos Encontros Regionais ou Interclesiais, as Ceb’s já existiam em Eugenópolis.

Hoje, a organização nas capelas, comunidades, grupos de reflexões, etc, é o que ainda mantém viva a fé e a luta de um povo por dias melhores em nossa Paróquia.

Comunidades

Vieiras, Ambrósios, Arêdes, Boa Vista, Gertrudes, Lage, Leite, Lopes, Maia, Martins, Ouro Fino, Palmeiras, Santo Antônio do Glória, Santa Luzia, Valente.