CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DO SENHOR BOM JESUS DE VIEIRAS

Dom Geraldo Ferreira Reis, por merecer de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Diocesano de Leopoldina.

Aos que presente de Cristo vire paz, benção em nosso Senhor Jesus Cristo.

Atenda a necessidade espiritual dos fiéis da Cidade de Vieiras e consideramos a grande distância de Vieiras da Matriz de Santa Rita de Cássia de Miradouro, resolvendo criar a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Vieiras, desmembrando do território da Paróquia Santa Rita de Cássia de Miradouro, assim depois de ouvir a quem direito constituímos exigimos comunicamente a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Vieiras, com sede na Igreja do Senhor Bom Jesus, cidade de Vieiras, estado de Minas Gerais. A nova Paróquia possui os seguintes limites: Com a Paróquia de Eugenópolis: Começa na sua divisora de águas entre Rio Glória e o Ribeirão do Azedo, entroncamento destas com a serra do Sumbuco; desce pela serra do Gavião, passando pelo pico do Gavião até atingir o Pontão do Glória no divisor de águas entre o Rio Glória e o Ribeirão do Gavião. Com a paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Muriaé: Começa no Pontão do Glória, desce pela Serra divisora de água, entre o córrego Santo Antônio e o córrego do Pontão, até a confluência do córrego Santo Antônio com o Rio Glória. Com a paróquia de Santa Rita de Cássia de Miradouro: Começa na confluência do córrego Santo Antônio com o Rio Glória e vai acompanhando a direção norte a margem esquerda do rio Glória até a confluência deste com o Ribeirão das Almas, continua em direção ao nordeste, na serra divisora de água entre o Ribeirão das Almas e o córrego Águas Claras até a serra divisora de águas entre o Ribeirão das Almas e o córrego dos Barbosas que vai acompanhando em direção norte, até a confluência do Ribeirão da Babilônia com o Ribeirão das Almas continua subindo à margem do Ribeirão da Babilônia até as cabeceiras. Com a Paróquia de São Francisco do Glória: Começa na cabeceira do Ribeirão da Babilônia e vai em direção nordeste pela serra divisora de águas entre o Ribeirão da Babilônia e o Ribeirão da Conceição, até o morro do Quenta Sol. Com a Paróquia de Pedra Dourada: Começa no morro do Quenta Sol e desce pela serra divisora de águas até a serra do Sumbuco. O presente direito entrará em vigor na data da instalação oficial da nova paróquia, divulgando a decisão em ocasião de ocorrência de fiéis, nas Paróquias do Senhor Bom Jesus de Vieiras e de Santa Rita de Cássia de Miradouro, que seja providenciada a abertura do livro Tombo e dos demais livros econômicos na Paróquia para serem criadas. Os vigários de Santa Rita de Cássia de Miradouro e da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Vieiras farão a transcrição deste decreto no livro Tombo. A data oficial da nova Paróquia de Vieiras foi feita no dia 21 de maio de 1975 com a presença de nosso DD Bispo Diocesano Dom Gerardo Ferreira Reis, Bispo de Leopoldina, também uma delegação de Eugenópolis os Pe. José Geraldo da Cruz e Francisco Le Marec.